1) Apresentação:
O projeto “Bulas de Remédios” consiste num estudo sobre a importância da interpretação das bulas que acompanham os remédios que usamos, os significados das tarjas vermelha e preta e/ou sem tarja, que informam a categoria, segundo o Ministério da Saúde e dos riscos provenientes do uso de remédios sem receita médica ou com data de validade vencida.
2) Justificativa:
O enfoque do tema “Bulas de Remédios” vem de encontro à necessidade de sensibilizar e mobilizar a sociedade dos riscos provenientes do uso de remédios sem orientação médica ou com data de validade vencida.
3) Objetivos Gerais:
Conscientizar e reconhecer a importância de cuidar da saúde, compreendendo que a mesma é um direito de todos para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano.
Reconhecer que é preciso ter cuidado com remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde a automedicação.
Distinguir diferentes formas de prevenção de doenças reconhecendo os recursos disponíveis e necessários para a saúde da família e da comunidade.
4) Objetivos Específicos:
Proporcionar ao aluno a valorização de uma boa leitura da bula dos remédios, para assim conhecer a data de fabricação e validade do produto; localizar possíveis componentes de sua fórmula que poderão causar alergia, que não tenha sido informado ao médico e/ou alerta sobre o abuso e má utilização.
Buscar e coletar informações por meio de pesquisas, reelaborando suas idéias diante das evidências apresentadas.
Organizar e registrar informações por intermédio de desempenhos, quadros, tabelas, esquemas e listas conscientizando os alunos sobre os cuidados que se deve ter com medicamentos.
5) Metodologias:
• Aulas expositivas dialogadas e interativas;
• Visita a uma farmácia;
• Palestra;
• Leituras diversas;
• Produção de Texto: Sorrisal – Receita para curar a tristeza;
• Fichamento de uma bula;
• Produção de texto coletivo;
• Criando um remédio;
• Trabalho de Arte, em grupo;
• Entrevista com profissional da área;
• Colagem;
• Pesquisa;
• Desenhos;
• Mural;
• Confecção de caixas com tarjas e sem tarjas.
6) Recursos Didáticos:
• Apostila;
• Livro didático;
• Caixas de remédios;
• Bulas de remédios;
• Xérox;
• Dicionário;
• Jornais, revistas;
• Quadro e giz;
• Papel, cola branca, tesoura, etc.
7) Recursos Humanos:
• Alunos;
• Pais;
• Médicos e/ou enfermeiros;
• Empresários da área farmacêutica;
• Professores;
• Supervisor;
• Diretor.
8) Conteúdo programático interdisciplinares:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática.
• Leitura oral;
• Interpretação oral;
• Aulas expositivas dialogadas e interativas;
• Trabalhos com bulas, embalagens;
• Pesquisa de campo-coleta de dados;
• Cálculos orais e escritos sobre tabelas de preços.
Ciências, Educação Artística, Educação Religiosa.
• Conversa informal;
• Palestra;
• Pesquisa de conhecimento prévio;
• Pesquisa de campo coleta de materiais;
• Debates, discussões, reflexões;
• Pesquisas: jornais, revistas;
• Palavra de Deus (pesquisa na bíblia sobre enfermidades e curas);
• Desenho para colorir;
• Elaboração de cartazes, panfletos, murais;
• Feira expositiva.
9) Avaliação:
• Observação do professor;
• Participação e interesse do aluno;
• Trabalhos em grupos;
• Trabalho individual;
• Questionários;
• De forma contínua, diagnóstica e participativa.
10) Sugestões de atividades extra classe:
• Confecção de materiais para estudo;
• Pesquisa na Internet, biblioteca e entrevista;
• Elaboração de cartazes;
• Visita à farmácia;
• Visita ao posto de saúde;
• Bate-papo com adultos;
• Vídeos e programas informativos na TV aberta.
Referência:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Volume l – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais
*Ministério da Educação
Secretaria de Educação Fundamental.
Iara Gloria Areias Prado
Departamento de Política da Educação Fundamental
Walter Kiyoshi Takemoto
Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas da Educação Fundamental
Rosangela Marta Siqueira Barreto
3ª edição
Nome do livro: Volume l – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais
Local da edição: Brasília, a Secretaria.
Ano da Publicação: 2001-
126p. : i l; 16. Cm.
ISBN -85-86584-70-3
Inclui a bibliografia.
1. Ensino Fundamental Curricular. 2. Planejamento do Currículo. L.Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental.
CDU 371.214
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Olá, meu nome é Jackson, sou professor de Biologia e desde o ano passado tenho buscado desenvolver um projeto para o trabalho com bulas e esse seu projeto é muito interessante. Vou utilizá-lo na complementação do que quero trabalhar com meus alunos. Parabéns e obrigado.
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