quinta-feira, 16 de abril de 2009

A TV e a Violência na Infância

Plano de Aula


Carga horária: 4 horas


Tema: A Violência


Título: Desenhos infantis mais assistidos na TV


Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Geografia.


Objetivos: Explorar os desenhos assistidos pelos alunos e debater sobre a violência existente nos mesmos. Promover ações que desenvolvam ou potencializem habilidades; despertar a curiosidade dos alunos para o tema; desenvolver habilidades dos alunos concentrarem-se, observar, ouvir e imaginar, incentivando-os a dar opiniões sobre os desenhos exibidos na TV e através de suas atitudes e aprendizagens conscientizar os pais e seus amiguinhos. Exercitar a agilidade mental e a memória. Desenvolver habilidades de cálculos mentais. Estabelecer relações entre o sexo das crianças entrevistadas e os desenhos escolhidos.


Procedimentos metodológicos: Assistir um trecho do desenho Pica-Pau e promover um debate entre os alunos sobre os desenhos mais violentos da TV e o porquê da escolha. Promover um momento de interação entre os alunos para que entrevistem seus colegas. Listar os desenhos mais assistidos por meninos e meninas, fazer uma lista com todos os desenhos escolhidos, avaliar os resultados. Construir gráfico a partir dos desenhos mais assistidos por meninos e meninas. Problematizar a relação existente entre o sexo das crianças e os desenhos escolhidos.

Recursos didáticos: Folha mimeografada, quadro, giz, lápis, borracha, lápis de cor, cartolina, pincéis, caderno, televisão, DVD.

Avaliação: A avaliação será compreendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados e as habilidades desenvolvidas. Os alunos demonstram interesse pelo tema; Participa, dando opiniões; Desenvolve atividades individuais; Desenvolve atividades em grupo respeitando os colegas; Constrói, lê e interpreta gráficos; Relaciona pessoas a suas atividades; Comentam o que leram ou escutaram; Compartilham os efeitos da leitura; Ao responder a perguntas simples, resolver pequenas situações-problema, comunicar qualquer idéia matemática, o educando está dando a medida do que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário