quarta-feira, 29 de abril de 2009

4. Plano de aula interdisciplinar para as áreas de Artes e Educação Física Escolar.

“Futebol”, Candido Portinari.

TEMA: “Brincadeiras de criança, arte de Portinari”.
SUB-TEMA: “Futebol”, Candido Portinari.
OBJETIVO: Possibilitar aos alunos a sensibilização no contato com a obra, descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. Promover a vivência do jogo de futebol e suas regras.
MATERIAIS: Reprodução da obra em livros, revistas, transparências, papel cartão, tinta guache, pincéis, massa de modelar, materiais recicláveis, revistas, bola de futebol.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:
Promover às crianças o contato visual com a obra de Portinari;
Pedir para descrever o que vêem;
Fazer perguntas com objetivo de estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seus elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas;
Dar espaço para as crianças expressarem as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções;
Elaborar, junto com eles, uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, etc.
Discutir com todas como gostariam de expor suas idéias. Quais são e como comunicá-las?
Criar e recriar através do desenho, encorajar a atividade criadora grupal; Experimentar com representações em três dimensões, investigar materiais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, exercitar as habilidades para recorte, colagem, modelagem, pintura, etc.
Falar sobre a origem do futebol, suas regras iniciais e atuais;
Pedir para falarem sobre as experiências vivenciadas, o time preferido;
Encerrar a aula com uma boa partida de futebol.

TAREFA DE CASA:
Pesquisar outras obras de Portinari com o tema “Futebol”.
Montar uma pequena maquete como se fosse um campo de futebol. Utilizar materiais diversos.

AVALIAÇÃO DA AULA:
Utiliza o pensamento visual, simbolizando seu sentir/pensar através das diversas modalidades expressivas das artes visuais?
Como experimenta os códigos da linguagem visual?
Como organiza o espaço?
De que forma trabalha com as cores?
Elabora novas formas e novas texturas?
Como representa o movimento, a profundidade, a perspectiva, a proporção?
Reflexão sobre as concepções de regras, como elas são importantes na vida em sociedade e numa situação de jogo e como se beneficiar da mesma.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A TV e a Violência na Infância

Plano de Aula


Carga horária: 4 horas


Tema: A Violência


Título: Desenhos infantis mais assistidos na TV


Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Geografia.


Objetivos: Explorar os desenhos assistidos pelos alunos e debater sobre a violência existente nos mesmos. Promover ações que desenvolvam ou potencializem habilidades; despertar a curiosidade dos alunos para o tema; desenvolver habilidades dos alunos concentrarem-se, observar, ouvir e imaginar, incentivando-os a dar opiniões sobre os desenhos exibidos na TV e através de suas atitudes e aprendizagens conscientizar os pais e seus amiguinhos. Exercitar a agilidade mental e a memória. Desenvolver habilidades de cálculos mentais. Estabelecer relações entre o sexo das crianças entrevistadas e os desenhos escolhidos.


Procedimentos metodológicos: Assistir um trecho do desenho Pica-Pau e promover um debate entre os alunos sobre os desenhos mais violentos da TV e o porquê da escolha. Promover um momento de interação entre os alunos para que entrevistem seus colegas. Listar os desenhos mais assistidos por meninos e meninas, fazer uma lista com todos os desenhos escolhidos, avaliar os resultados. Construir gráfico a partir dos desenhos mais assistidos por meninos e meninas. Problematizar a relação existente entre o sexo das crianças e os desenhos escolhidos.

Recursos didáticos: Folha mimeografada, quadro, giz, lápis, borracha, lápis de cor, cartolina, pincéis, caderno, televisão, DVD.

Avaliação: A avaliação será compreendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados e as habilidades desenvolvidas. Os alunos demonstram interesse pelo tema; Participa, dando opiniões; Desenvolve atividades individuais; Desenvolve atividades em grupo respeitando os colegas; Constrói, lê e interpreta gráficos; Relaciona pessoas a suas atividades; Comentam o que leram ou escutaram; Compartilham os efeitos da leitura; Ao responder a perguntas simples, resolver pequenas situações-problema, comunicar qualquer idéia matemática, o educando está dando a medida do que aprendeu.